23 de mar. de 2013

Post Dedicado (28):

Fedor Emelianenko
 
Fiódor Emelianenko ou mais conhecido como Fedor Emelianenko, é um dos maiores atletas de MMA da historia. Em uma votação feita em agosto de 2012 Fedor foi considerado o melhor lutador peso por peso de todos os tempos, com uma grande vantagem sobre Anderson Silva.
Fedor nasceu em 1976 na União Soviética na região que hoje atualmente é a Ucrânia mas tem a nacionalidade russa.
Seu interesse por artes marciais começou com o judo e sambo. Fedor serviu no exercito russo por dois anos de 1995 a 1997, mas seu interesse pelas artes marciais continuou o mesmo.
A estréia de Fedor no MMA foi em 2000 no RINGS evento de MMA japones, no RINGS Fedor lutou até fevereiro de 2002 fez 11 lutas sendo 10 vitorias e apenas uma derrota em uma luta contra contra Tsuyoshi Kohsaka, que teria sido causa por um corte que que teria sido causado por uma contovalada do japonês, golpe que era ilegal no evento.
Alguns meses depois em 23 de julho de 2002 Fedor fez sua estreia no Pride 21, onde após duas com vitoria sobre Semmy Schilt strike de 2,11 m, e outra contra Heath Herring, Fedor teve a oportunidade de disputa o cinturão e se consagrar campeão lutando contra Rodrigo "Minotauro" Nogueira.
Em 2004 no Pride Heavyweight Grand Prix, Fedor iria reencontra Minotauro em uma final após vence grande nomes do MMA como Mark Coleman e Kevin Rabdleman. Na final contra Minotauro a luta foi decretada como sem resultado após Minotauro, sem intenção desferir uma cabeça em Fedor, que não pode voltar ao combate. A luta ficou remarcada para meses depois onde Fedor repetiu o resultado da primeira luta vencendo por decisão unânime.
Após vencer o GP de 2004 Fedor conseguiu uma revanche contra Tsuyoshi Kohsaka, unico homem que até então tinha derrotado Fedor. E não deu outra Fedor conseguiu sua revanche ao vencer o combate por interrupção médica.
Em 2005 no Pride Final Conflict, Pride conseguiu uma das maiores vitoria de sua carreira derrotando a lenda do kick box e do mma Mirko "Cro Cop" Filipovic por decisão unânime.
Após fazer historia no Pride onde lutou até dezembro de 2006, Fedor foi para o Afliction, enfrentou e venceu no evento os ex-campeões do UFC  Tym Silva e Andreia Arlovski.
Após o a falencia do Afliction, Fedor foi lutar no Strikeforce onde fez sua estreia com vitoria  em 2009, mas foi no Strikeforce que as derrotas começaram a aparecer para Fedor, e vieram 3 consecutivas a primeira para Fabrício Werdum por finalização, a segunda por nocaute técnico para Antônio "Big Foot" Silva e a terceira por nocaute para Dan Henderson em julho de 2011 essa foi a ultima luta de Fedor pelo strickforce.
Fedor só voltou a encontra vitoria fora do cage no M-1 Global evento que fedor fez sua luta de aposentadoria contra o brasileiro Pedro Rizzo, vencendo por nocaute aos 1:14 do 1° round.
Fedor nunca lutou no UFC, e Dana White não o vê com bons olhos, esse desafeto entre os dois provavelmente se da ao fato de que Fedor é o único grande lutador da historia do MMA que nunca lutou pelo evento, pois ele e White nunca chegaram em um acordo pra isso acontecer.
Agora aposentado Fedor é presidente da Federação Russa de MMA, que foi recentemente regulamentada no pais, e esta trabalhando duro para implementar e expandir o esporte no pais.
Fedor faz questão de  despistar qualquer cogitação sobre sua volta aos rings.

Alguns do melhores momento de Fedor:


Fontes:

Wiki.
Gazeta esportiva.

(moderador bjj)

Nenhum comentário:

Postar um comentário