16 de jul. de 2012

Origem e regras do Boxe:


   O Boxe (ou pugilismo) pode ser considerado uma das (se não a) formas de combate mais antigas, pode-se dizer que seu inicio se deu quando um homem fechou seu punho e soltou o primeiro soco, por defesa ou raiva, só que, claro, sem as técnicas que temos hoje em dia. Uns acreditam que é uma Arte Marcial, e outros que é apenas um esporte de combate.

   Quando apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, 688 a.C. as regras eram mais ou menos assim: sem regra, vence aquele que ficar de pé, perde aquele que não aguentar mais lutar. Não havia limite de tempo ou divisão de rounds, caso alguém não aguentasse mais lutar bastava se render levantando o braço.
   O uso de luvas não era obrigatório, a única coisa usada eram ataduras para poder dar uma maior proteção para os ossos da mão do pugilista. Lá pelo século 2 a.C., na península grega, foi substituída essas ataduras por uma espécie de luva feita de tiras de couro e com placas de ferro chamada Caestus, o que deixou o Boxe, de uma certa forma, mortal.
   As regras foram modificadas, e chagando no que é hoje, por John Graham Chambers que criou as “Regras do Marquês de Queensberry”, o nome foi inspirado em seu amigo John Sholto Douglas (o 9º Marquês de Queensberry), que emprestou este nome para que as regras criadas por Graham tivesse mais credibilidade pegando uma carona em sua fama (regras ao final do post).
   No Boxe, já que não há uma divisão de faixas, é feita uma divisão de categorias de peso, assim como no UFC, e as categorias são diferentes no Boxe profissional e do amador (essa categoria é usada para os jogos olímpicos e pan-americanos e outras competições da Federação Internacional de Boxe Amador). No profissional as categorias vão de Peso mínimo (menos de 47,6 Kg) até Peso Pesado (mais de 90,7 Kg) enquanto no amador vai de Mosca-ligeira (menos de 49 Kg) até Super-Pesado (mais de 91 Kg).
   Uma confusão comum que acontece dentre aqueles que não tem muita afinidade com o Boxe é a confusão do que é Gancho e Uppercut, muitos acham que o Gancho é o golpe onde o lutador lança sua mão de baixo para cima, errado, esse na verdade é o chamado Uppercut, o Gancho (ou Hook) na verdade é um golpe feito lateralmente visando acertar as lados da cabeça ou abdome.


Regras do Marquês de Queensberry:

1º As lutas devem ser realizadas em um ring apropriado.
2º Todas as lutas deveram ter o numero de rounds pré-determinados e o arbitro escolhido.
3º Cada Round terá um tempo limite de 3 minutos, e um descanso de 1 minuto entre cada Round.
4º A cada queda que o lutador tiver será iniciado uma contagem de 10 segundos feita pelo arbitro que só para a contagem caso o lutador consiga se levantar sem a ajuda de ninguém e estiver apto a continuar a luta. Enquanto se faz a contagem o adversário devera ficar em um dos corners (cantos) neutros esperando o fim da contagem. Caso a contagem acabe, ou o arbitro veja que não a nenhum tipo de chance do lutador continuar, será concedido o nocaute.
5º Todo lutador apoiado nas cordas sem condições de se defender dos golpes do adversário será considerado que não tem mais jeito dele(a) continuar o combate.
6º Durante a luta não é permitido a entrada de nenhum estranho no Ring.
7º Caso a luta seja interrompida por motivos alheios a luta, o arbitro escolhera um nova data, e local, para que deem sequencia na luta, a não ser que ambos os lutadores aceitem a decisão de empate.
8º Cada lutador devera utilizar luvas novas e de boa qualidade.
9º Caso um dos lutadores fique sem luva por ter escapado de suas mãos ou danificadas, o arbitro interrompera a luta e averiguara o problema, só depois de resolvido este incidente poderá se reiniciar a luta.
10º Ao tocar os joelhos no chão, o lutador será considerado caído, ou seja, seu adversário não pode toca-lo
11º As sapatilhas não poderá conter nada que possa trazer riscos de causar ferimentos ao adversário.
12º Ao final da luta, se um dos lutadores abandonar o Ring antes do anuncio do vencedor, este será considerado desclassificado.

 (moderador tkd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário