14 de mar. de 2012
Dobok vs Kimono
Muitas pessoas confundem os uniformes usados em lutas como Karatê, Jiu-Jítsu, etc... o "Kimono", com o uniforme usado no Taekwondo (Dobok), de fato ambos são usados para lutar, mas eles tem suas diferenças, e é aqui que vou dizer as principais:
Bem, não é preciso ser um expert em artes marciais para se perceber a diferença entre um Dobok usado no Taekwondo e um Kimono usado no Jiu-Jítsu, apenas de olhar e tocar já da para ver as diferenças como textura, forma, etc... Para melhorar o entendimento de quem esta lendo, falarei especificamente da algumas diferença entre do Kimono do Jiu-Jítsu e o Dobok do Taekwondo, digamos que as mais fáceis de se perceber.
Dobok: No Dobok de Taekwondo é utilizado um pano mais leve para facilitar os movimentos de chute e de soco, já que não tem golpes que não é necessário a resistência do tecido para levantar o ou puxar o inimigo com força pela roupa. A abertura do Dobok é na lateral ao contrario do Kimono que é na frente, essa abertura é feita para ajudar o chute ao invés de travar a perna a cada chute alto como o Dolio Tchagui. A origem do Dobok é coreana.
Kimono: Já no Kimono de Jiu-Jítsu, como é utilizado golpes com puxadas e empurradas fortes, agarrões, etc..., é utilizado um pano mais grosso e resistente que o Dobok. A abertura na frente, além de já ser uma das características dos Kimonos, facilita na hora de realizar algum golpe. A origem do Kimono é japonesa.
A formação do Dobok é igual a do Kimono: Calça, Blusa e Faixa, o que facilita a confusão entre Dobok e Kimono para aqueles que não sabem muito ou até mesmo não conhecem o Dobok.
Caso alguém se interesse mais pelo assunto e queira saber mais sobre cada um, em vários sites se encontra detalhadamente a história, origem, significado, ou mande seu pedido de post para: guerreirotkd@bol.com.br
(Moderados TKD)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boas explicações!
ResponderExcluirMuito Bommm
ResponderExcluirExiste também o dobok do Hapkido, que é muito parecido em várias características com o Kimono, mas ainda não é Kimono.
ResponderExcluir