17 de mar. de 2012

Post dedicado da semana (3)


Lee Jun Fan:

   Bruce Lee, um dos maiores mestres das artes marcias que já existiu, nasceu em 27 de novembro de 1940, no dia e ano do Dragão Chinês, por volta de 6 a 8 da manhã, em são Francisco na Califórnia, recebeu o nome de Lee Jun Fan em homenagem a seu local de origem,  e o nome Bruce Lee foi dado por uma enfermeira do hospital em que nasceu. Seu pai se chamava Lee Hoi-Chuen e sua mãe Grace Ho.
   Seu inicio nas artes marciais começou ainda criança, aprendendo o Tai Chi com seu pai, mais pra frente, lá pros 13 anos, começou a aprender Wing Chun com o Mestre Yip man dando aulas particulares para ele, já que alguns dos alunos mais graduados não queriam treina-lo pelo fato de sua mão não ser 100% chinesa, mas mesmo assim Bruce Lee acabou se desenvolvendo muito rápido nessa arte marcial superando muitos alunos que começaram muito antes dele. Bruce tinha uma habilidade incrível de aprender rápido tudo que lhe era passado sobre o Wing Chun.
   Hong Kong era lotado de gangues e com isso Bruce Lee era constantemente forçado a lutar contra elas, mas ele até que gostava desses desafios, com isso ele provava se estava ou não lutando bem.
   Na escola Bruce não era lá um bom exemplo, ele estudou até os 12 anos “Tak Son School”, depois disso Bruce mudou para uma escola mais rígida e depois de uns 4 ou 6 anos foi transferido da escola devido seu comportamento e baixo rendimento, ele foi para um colégio onde seu irmão Edward seria seu professor. Edward era técnico e professor de boxe.
   Bruce Lee se mudou de Hong Kong em 1959 após se meter em uma briga onde venceu o filho de uma das famílias mais temidas da Triade (Organização Criminosa), seu pai decidiu que ele sairia de Hong Kong para ter uma vida melhor longe de brigas nos Estados Unidos com a preocupação de que mandassem matar Lee, já que seu oponente era um criminoso de alto nível.
   Nos Estados Unidos ele viveu em São Francisco por um tempo até se mudar para Seattle para trabalhar como garçom e lavador de pratos no restaurante de Ruby Chow, e dar continuidade aos seus estudos. Bruce Lee terminou o ensino médio em 1960.
   Foi para a Universidade de Washington onde estudou filosofia, teatro e psicologia, foi ali mesmo que conheceu Linda Emery, sua futura esposa. Eles se casaram em 1964 e tiveram 2 filho, Brando e Shannon Lee.
  Em 1959 Bruce Lee começou a dar aulas de Jun Fan Kung Fu nos Estados Unidos, o Jun Fan Kung Fu era praticamente o Wing Chun com algumas modificações de Bruce Lee. Ali ele criou a primeira escola de Jun Fan Kung Fu.
   Bruce Saiu da Faculdade em 1964 e foi para Oakland morar com James Yim Lee, e juntos criaram a segunda escola de Jun Fan Kung Fu. James apresentou Bruce a Ed Parker que era o organizador do Torneio Internacional de Karatê onde Bruce foi descober pó um produtor de Hollywood.
   Em sua carreira antes de criar o tão famoso Jeet Kune Do, Bruce Lee aprendeu vários estilos de luta: Wing Chun, Boxe, Choy Lay Fut, Esgrima, Judô, Tang Lang Quan, Jiu-Jítsu, Hsing-I Chuan, Wrestling e o Taekwondo. Em 1965 após derrotar Wong Jack Man, que era contra a ideia de Bruce ensinar artes marciais a estrangeiros, Lee viu que a luta demorou muito tempo para acabar e que não tinha utilizado todo seu conhecimento sobre o Wing Chun, e decidiu criar uma arte marcial mais eficaz em situações de violência nas ruas. Ele desenvolveu um sistema que puxava bastante força, velocidade, eficiência e praticidade com métodos diferenciados como corrida de resistência, alongamento para flexibilidade, etc... E com isso deu origem ao Wing Chun (caminho do punho interceptor).
   Foram muitos os feitos de Bruce Lee a partir daí, tanto na luta como nos cinemas e em sua filosofia de vida.
  Bruce Lee morreu em 20 de Julho de 1973, existem varias teorias para sua morte, mas a mais convincente é que ele tenha morrido por uma hiperalergia ao remédio Equagesic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário