1 de nov. de 2012

Origem do Hapkido:


   A origem do Hapkido tem uma certa ligação com a do Taekwondo pois as duas se originam do tempo em que a coreia era dividida em três reinos (Kogury, Beak Je e Silla) e como estas estes três reinos viviam se atacando, nasceu assim em Silla, o menor dos três, os Hwarangs. Eles tinham este nome por se reunirem no inicio de suas preparações no templo budista Hwarangs.

   Com os ensinamentos recebidos acabaram criando por volta de muitos anos o que chamamos hoje de Hwarang-do, que é a base para todas as artes marciais coreanas.
   Por algum tempo as artes marciais foram banidas da península coreana, fazendo com que grandes mestres e os próprios Hwarangs  serem banidos para as montanhas onde se instalaram, e com as artes marciais banidas de seu País é claro que a Coréia ficou um pouco desprotegida, e detre o período dos anos 60 até 1608 a Coréia sofreu dois ataques do Japão após recusar que os japoneses usassem seu território para atacar a China (já que tinha feito algumas relações com os chineses), após os ataques, o rei Sonjo pediu conselhos aos militares chineses, os quais tinham o conhecimento que o exército coreano ainda praticavam algumas artes (estranho não?) e pediram para que se comparassem em um desafio as técnicas da arte Shaolin dos chineses e as técnicas ainda praticadas pelos coreanos, mas as habilidades dos mestres Shaolins se mostraram muito superiores. Com a junção das habilidades marciais dos chineses e dos coreanos nasceu o Kwonbop Subak (Técnicas de agarramento e projeção), mas depois da invasão japonesa, muitos mestres foram levados a cativeiros no Japão, e lá pouco a pouco o Kwonbob Subak foi se desenvolvendo começando a surgir o Hapkido.
   Já que a Coréia estava praticamente toda vulneravel foi ordenado pelo Chongjo o retorno dos Hwarangs, e que suas habilidades fossem registradas em quatro livros, chamados de  Muye Dobo Tongji.


As informações para este post foram retiradas do livro: Hapkido: O Caminho da Energia Coordenada, feito por Paulo Caldas Jr. lançado em 2006. Tal livro faz parte da "Coleção Artes Marciais".


(moderador tkd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário