10 de nov. de 2012

Post dedicado da semana (26):



Evander Holyfield

   Nascido em 19 de outubro de 1962 em Atmore (Estados Unidos), Evander Holyfield, o lutador que tomou a famosa mordida de Mike Tyson e com o cartel de 55 lutas, tendo 43 vitórias (dentre as vitórias 28 ou 29 vitórias por KO/TKO), 2 empates e 10 derrotas. Este formidável lutador só foi nocauteado 2 vezes e tendo vencido pugilistas famosos como Adilson Maguila, George Foreman, Mike Tyson, entre outros.
   Holyfield já começou sua carreira como destaque entre os amadores, participando das competições do Luvas de Ouro, tendo sido campeão em 1984, e assim foi para as Jogos Olímpicos de 1984 representando os EUA na categoria meio-pesado, porém, nas semifinais foi desclassificado por ter batido em seu adversário durante uma pausa, porém, mesmo com este fato, Holyfield garantiu o terceiro na classificação final.

  Em sua carreira profissional ele ingressou como peso pesado junior e semipesado, tendo conquistado o titulo de campeão mundial da WBA (World Boxing Association) dos semipesados ao ganhar do atual campeão Dwight Qwai por decisão dividida.
  Começou um rígido treinamento para se preparar para ir para outra classe onde tentaria brilhar mais, os Pesos Pesados, onde foi campeão novamente da WBA em 1990 derrotando por nocaute o então atual campeão James "Buster" Douglas, ganhando também o titulo da IBF (International Boxing Federation) e da WBC (World Boxing Council).
  Evander defendeu seu titulo até o ano de 1992, quando perdeu para Riddick Bowe por decisão unanime, perdendo assim seu titulo e conquistando sua primeira derrota de seu cartel depois de esta invicto durante 28 lutas desde sua estréia nos profissionais, depois dessa luta Holyfield fez uma pequena aposentadoria, voltando aos ringues em 1993 ganhando sua luta de estréia contra Alex Stewart por decisão unanime e conseguindo sua revanche com Bowe em 6 de novembro de 1993 recuperando seu titulo e o segurando até o ano seguinte quando foi derrotado por Michael Moorer.
   Em 1995 Holyfield e Bowe tiveram sua terceira luta, a qual iam tirar o empate com cada um tendo 1 vitória sobre o outro, infelizmente Holyfield perdeu e assim tendo sua primeira derrota por nocaute no oitavo round.
   Dentre suas lutas épicas, Holyfield enfrentou duas vezes Mike Tyson, o derrotando em ambas as lutas, sendo que na primeira Holyfield nocauteou Tyson e retirou dele o cinturão e se tornando novamente o campeão da WBA. Recuperou o titulo da IBF em 1997 mantendo o cinturão da WBA em sua segunda luta contra Michael Moorer, uma vitória por nocaute no segundo round.
   Em 1999 teve uma luta contra Lennox Lewis valendo seus cinturões da IBF e WBA de Holyfield e o da WBC de Lewis, a luta terminou com um empate. Oito meses depois Lewis e Holyfield tiveram outra luta, onde Holyfield perdeu seus títulos da WBA e IBF (Lewis deixou seus cinturões da WBC e IBO vagos).
   Sua carreira foi marcada por autos e baixos. Reganhando o título da WBA em 2000, mas perdeu na luta seguinte, sendo assim sua ultima tentativa de manter o titulo, já que nunca mais o recuperou. O cinturão que conquistou após a perda do da WBA foi o da USBA (United States Boxing Association), que deixou vago.
   Sua ultima luta foi em 10 de abril de 2010, quando nocauteou no oitavo round François Botha. Em outubro de 2012 Holyfield pronunciou este ano sua aposentadoria perto dos 50 anos ao afirmar que já havia feito tudo o que gostaria no Boxe, mas voltou em sua decisão no mesmo mês e em uma entrevista afirmou "Eu tinha dito que me aposentaria, mas, na manhã desta sexta (19 de outubro), quando acordei, pensei melhor e achei que ainda não era a hora de parar de lutar. Boxe é o que eu sei fazer melhor", sua meta atual é uma luta com um dos irmãos Klitschko pelos cinturões que eles possuem, mas ambos lutadores descartaram  a possibilidade da realização desta luta afirmando que Holyfield não é um rival a altura dos campeões, e em resposta Holyfield afirmou "Nenhum dos dois vai lutar comigo e eles têm esse direito. Se eu não posso disputar um título com um deles, vou continuar esperando. Um dia, alguém os vencerá e aí eu vou estar disponível para encarar o novo campeão".
   Agora é só esperar para ver se Holyfield terá ou não sua luta esperada pelos cinturões dos pesos pesados.



(moderador tkd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário