14 de abr. de 2012

post dedicado da semana (07):


Sun Tzu

   Sun Tzu foi um dos maiores generais, estrategista e filosofo chinês que já vi, sua data de nascimento é meio que indeterminada, mas vamos pegar 544 a.c. como uma base, mas assim como sua data de nascimento, há uma certa discussão sobre seu local do origem, os historiadores se dividem ao discutir isso, pois um dizem que Sun Tzu nasceu em “Qui” ou em “Wu”, ambos os lugares pertenceram aos estados-vassalos da antiga china.
   Sun Tzu é mais conhecido por sua obra “A arte da guerra”, que traz 13 estratégias militares, junto a histórias que ajudam a entender melhor sobre tais estratégias, mas você pode aplicá-las na vida real, já que ele ensina uma maneira de sobreviver tanto dentro do campo de batalha quanto fora.
   Para escrever o livro, Sun Tzu teve suas inspirações em suas batalhas, com o desenvolvimento de suas estratégias e a movimentação do inimigo com a aplicação delas. O livro é cheio de frases que acabam ficando marcadas, ao final do post postarei algumas. Existem versões resumidas do livro, mas qual é a graça de você ler a arte da guerra em uma versão incompleta ou menor que a original?
   Já que pegamos como base o ano 544 a.c. como seu nascimento, podemos dizer que ele morreu no ano de 456 a.c.
   Sun Tzu seguia as ordens do rei do estado de Wu, Hu Lu.

   Algumas das frases de Sun Tzu:
“A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.”
“Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias.”
“A estratégia sem tática é o caminhos mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.”
“O principal objetivo da guerra é a paz.”
“Se numericamente és mais fraco, procure a retirada”
“ Trate seus homens como seus filhos, e eles o seguirão aos vales mais escuros. Trate-os como filhos queridos, e eles o defenderão com o próprio corpo até a morte.”
“Aquele que é prudente e espera por um inimigo imprudente, será vitorioso.”

caso se interessem no livro e não poderem comprar, aqui esta uma site para o download do livro: http://ziggi.uol.com.br/downloads/e-book-a-arte-da-guerra basta clicar em "Baixar agora" (um botão azul)
(moderador tkd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário