28 de abr. de 2012

Post dedicado da semana (09):

Jigoro Kano

   Jigoro Kano foi o grande mestre fundador da arte marcial japonesa o Judô (Caminho da Suavidade) e a pessoa que reformol o Jiu-Jítsu.
   Jigoro Nasceu em 28 de Outubro de 1860 em Mikage (Japão) e faleceu em 4 de maio de 1938 no transatlântico Hikawa Maru por problemas pulmonares, quando voltava de Cairo (Egito), e desde pequeno sofria nas mãos das outras crianças por ter um porte físico muito magro e baixo, o que era ruim já que não podia praticar alguns esportes em que não se encaixada. Aos 11 anos foi mandado para Tóquio onde teve aulas da inglês, o que ajudou muito em sua vida, até mesmo por ter aberto uma escola de Japonês em Tóquio (a escola se chamava Kodokan) alguns anos depois.

   Mas Jigoro não pensava em ter sempre este corpo de um menino baixo e magro, por isso aos 16 anos ele começou a praticar ginástica, remo e o basebol, seu objetivo era ter um corpo mais forte, mas não conseguiu ficar muito tempo nestes esportes pois eram de mais para seu tipo físico.
   As outras crianças se aproveitavam do seu porte franzino e nas brigas que Kano se metia era constantemente derrotado, como Jigoro era filho de samurai, quando perdia ele sentia como se tivesse sua honra destruída, então começou a treinar o Jujutsu (sim, também esta certo escrever jujutsu, já que essa é sua grafia nativa) com o Mestre Teinosuke Yagi, em 1877 (aproximadamente 17 anos) passou a treinar com o Mestre Fukuda, em seguida aprendeu com Mestre Iso e depois Iikubo. Jigoro buscava se aperfeiçoar treinando vários estilos de luta por isso treinava as formas com o Kata, as técnicas de chão com o Ne Waza e também em pé com o Tai Waza e os golpes mortais com o Atemi Waza. Jigoro Kano buscou todo conhecimento que estava ao seu alcance e depois de muito estudo e treino acabou juntando tudo e criando o Judô, com técnicas, princípios e regras próprias. Jigoro se casou em 1891 com Sumako. Em uma de suas conferencias em 1898 Jigoro Kano deu um discurso que a tradução é mais ou menos essa:
- Eu estudei o Jujutsu não somente por que o achei interessante, mas também, por que compreendi que seria o meio mais eficaz para a educação física e do espírito. Porém, era necessário aprimorar o velho Jujutsu, para torna-lo acessível a todos, modificar seus objetivos que não eram voltados para a educação física ou para a moral, nem muito menos para a cultura intelectual. Por outro lado, como as escolas de Jujutsu apesar de suas qualidades tinham muitos defeitos, conclui que era necessário reformular o Jujutsu mesmo como arte de combate. Quando comecei a ensinar o Jujutsu estava caindo em descrédito. Alguns mestres desta arte ganhavam a vida organizando espetáculos entre seus alunos, por meio de lutas, cobrando daqueles que quisessem assistir. Outros se prestavam a ser artistas da luta junto com profissionais de Sumô. Tais praticas degradantes prostituíam uma arte marcial e isso me era repugnante. Eis a razão de ter evitado o termo Jujutsu e adotado o do Judô. E para distingui-lo da academia Jikishin Ryu, que também empregava o termo Judô, Denominei minha escola de Judô Kodokan, apesar de soar um pouco longo.
   Dentre as varias técnicas d o Judô desenvolvidas por Jigoro, ele acabou criando o Ukemis, uma técnica de amortecimento de quedas, já que o judô acredita que para você aprender a derrubar primeiro tem que aprender a cair, e para facilitar nos treinos de Judô foi criado o Judogui, a vestimenta do Judô, pois usando as vestimentas do Jujutsu os alunos ficavam constantemente se machucando. O Judô era composto por duas formas diferentes, a arte de combate com as técnicas de queda, imobilização, chaves e estrangulamento, e arte de defesa pessoal com os golpes de mãos e pés junto com os agarramentos chaves e imobilizações misturados com o Atemi Waza (os golpes mortais). Mas antes de divulgar a nova arte marcial para o ocidente, Jigoro tomou o cuidado de eliminar todos os golpes mortais (na minha opinião não deveria ser extintos estes golpes e sim fazer com que fossem aprendidos apenas em uma faixa mais graduada como a faixa preta).
    Jigoro podia ser considerado um poliglota já que sabia falar o japonês, francês, alemão, inglês e o espanhol. Em 4 de maio de 1938, Jigoro faleceu por problemas pulmonares no transatlântico Hikawa Maru, ele estava voltando de uma assembleia geral do comitê internacional dos Jogos Olímpicos, o qual presídio, em Cairo (Egito), Jigoro prometeu o que disse:
- Quando eu morrer, o Judô Kodokan não morrera comigo, por que muitas coisas viram a ser desenvolvidas se os princípios da minha arte continuarem sendo estudados.
  Um dos sonhos de Jigoro era que o Japão fosse sede dos Jogos Olímpicos, o que ocorreu depois de sua morte, quando Tóquio foi a sede em 1964, o mesmo ano que o Judô apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.
(moderador tkd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário