21 de abr. de 2012

Post dedicado da semana (08):


Michael Gerard Tyson

   Quando se fala em boxe é claro que nos lembramos de um dos maiores pugilistas de todos os tempos, Mike Tyson, que era conhecido por seus ataques agressivos e por sua sede de nocautes, e é claro que por sua mordidinha carinhosa em Evander Holyfield.
   Quem acompanha, ou sabe sobre a história desse grande ex-pugilista sabe que a infância dele foi dura, começando já aos dois anos quando seu pai o deixou e com isso criando um fardo que o carregaria para a vida toda. Tyson nasceu em 30 de julho de 1966.
   Teve seu inicio no mundo das artes marciais com onze anos em um reformatório para jovens delinquentes (sim, desde aquele tempo ele tinha esses probleminhas), ele entrou para o Boxe graças ao diretor do reformatório, que era um ex-pugilista que inspirou e motivou.  Aos 12 anos, Tyson já tinha um desenvolvimento físico bem avançado para sua idade.
   Tyson ingressou mais em sua carreira aos treze anos, quando foi descoberto Silvio Freitas, que começou a treina-lo e cuidar da carreira do jovem lutador. Aos quatorze anos foi mundial olímpico dos pesos médios sendo orientado por Jan Vojik (1980).
   Sem duvidas Mike Tyson era um jovem prodígio no Boxe, aos quinze anos ele já era um nocauteador de primeira, conquistando o titulo de Campeão Juvenil de Boxe dos E.U.A (1981) e no ano seguinte o titulo de campeão mundial. Em 1983 voltou a treinar com Sílvio Freitas que o levou ao inicio de sua carreira como boxeador profissional com dezenove anos (1985), e já começou mostrando o que sabia fazer de melhor no ringue, “Nocautear”, logo as suas quinze primeiras lutas ele ganhou, levando seus oponentes ao chão em onze delas. A relatos que com dezoito anos Tyson dava trabalho até para seu treinador nas lutas.
   Profissionalmente ganhou seu primeiro titulo de campeão mundial aos vinte anos (1986), quando ganhou sua luta contra Trevor Berbick (todas as lutas citadas estaram no final do post) , ao dar um nocaute que deixou Trevor tonto em pleno segundo roud fazendo-o ir para o chão e ficar tonto por um bom tempo, essa luta ficou marcada na carreira de Tyson como a luta mais importante para Tyson. Mike Tyson defendeu o titulo de campeão mundial até o ano de 1990 (24 anos), quando perdeu James Buster Douglas que fez Tyson beijar a lona no décimo roud com uma sequencia de socos que atingiram Tyson diretamente no rosto. Neste mesmo ano e no ano seguinte, Tyson participou de apenas quatro combates, e ganhou todos, ele desafiou o então atual campeão mundial Evander Holyfield, mas teve que adiar sua luta pois foi acusado de estupro por uma participante do Miss América de 1991, o qual ele era um dos jurados.
   Tyson foi condenado a seis anos de prisão em 1992, mas cumpriu apenas metade da pena por bom comportamento, cinco meses após sair da prisão Tyson subiu novamente aos ringes e nocauteou Peter MCNeeley (que se auto apelidava “O Furacão Irlandês”) em 89 segundos, essa luta teve uma polemica que deixou os fãs do boxe revoltados, o lutador Peter MCNeeley recebeu setecentos mil dólares pela luta, enquanto Mike Tyson ganhou a quantia de vinte e cinco milhões de dólares.
   Tyson teve sua tão esperada luta contra Evander Holyfield em 1996, Tyson perdeu mas resistiu até o décimo primeiro roud. Tyson não deixou essa derrota de lado e em 1997 teve sua revanche contra Holyfield, o qual fez a sua tão famosa mordida na orelha de Holyfield ao final do terceiro roud, que causou um tumulto extraordinário no ring, que ficou parecendo um formigueiro, Tyson foi desclassificado, mas ele  afirma que só abocanhou a orelha do adversário como uma retribuição as cabeçadas que tomava de Holyfield.
   Graças a toda dor de cabeça que Tyson causou (no caso de Holyfield, de orelha), ele acabou sendo banido das competições por um ano, e quando voltou não estava dentro de sua antiga forma física como lutador, Tyson estava perdendo sua facilidade para encontrar nocautes, tanto que sua ultima luta da carreira como pugilista acabou perdendo de um nocaute técnico, essa luta foi contra Kevin McBride no ano de 2005, Tyson estava com 38 anos, próximo de fazer 39 anos.
   Recentemente houve uma polemica em que uma noticia dizia que Mike Tyson engravidou uma Policial na cadeia, mas não entrou em muitos detalhes sobre o assunto, já que a policial se recusou a ter a criança.

Link das lutas citadas no post:

Mike Tyson vs Trevor Berbick - link da luta -aqui- 
Mike Tyson vs James Buster Douglas - link da luta -aqui-
Mike Tyson vs Peter McNeeley - link da luta -aqui-
Mike Tyson vs Evander Holyfield (luta 1)- link da luta -aqui-
Mike Tyson vs Evander Holyfield (luta 2)- link da luta -aqui-
Mike Tyson vs Kevin McBride - link da luta parte 1 -aqui-
                                                                   parte 2 -aqui-
                                                                   parte 3 -aqui-
                                                                   parte 4 -aqui-

Nenhum comentário:

Postar um comentário