22 de jun. de 2012

Origem do Pride FC


O post a seguir ira contar resumidamente a historia do PRIDE, do seu alge até o encerramento do evento....
PRIDE Fighting Championships, Pride FC ou simplesmente Pride foi um evento internacional de artes marciais mistas (MMA) organizado pela empresa DSE, Dream Stage Entertainment, que tinha como presidente Nobuyuki Sakakibara.
O Pride surgiu em 11 de outubro 1997 como um evento de uma noite só. A ideia era casar uma luta entre a estrela do pró-wrestiling japonês Takada e o brasileiro mestre em Jiu-Jitsu Rickson Gracie. A vitória  de Rickson em frente de 47 mil pessoas foi um grande incentivo para o vale-tudo no Japão. O Sucesso do primeiro Pride foi tão grande que incentivou seus diretores afazer mais edições do evento. Sakakibara diria anos depois que se Rickson Gracie tivesse sido derrotado por Takada, o Pride não teria passado da primeira edição.

Todos seus eventos eram no Japão, e no auge o Pride foi considerado o maior e mais popular evento de MMA do mundo. No dia 21 de Outubro o Pride saiu pela primeira vez do Japão, realizando um evento nos EUA. O evento contava com os melhores lutadores de todos os cantos do mundo, com uma grande participação de brasileiros.
O Pride começou a decair em junho de 2006 quando perdeu seu contato com a rede de TV Fuji Network, uma das maiores do Japão, o fim desse contrato poderia ter acontecido por suspeita de envolvimento de dirigentes do Pride com Yakuza, mafia japonesa.
Ainda 2006 o Pride passou a ser transmitido apenas pela Sky PerfecTV, no sistema pay-per-view. E perdeu boa parte de seus patrocinadores, a verdadeira fonte de sua renda.
No dia 27 de março de 2007, duas semanas antes do combate entre jeff monson vs kazuyuki fujita, que se tornou marco histórico do fim do Pride, Sakakibara, anunciou a venda do evento japonês para os donos do UFC, os irmãos Ferttitas. Pouco depois assumiu em uma entrevista que o mercado americano era pelo menos 10 vezes maior do que o japonês e não teria como competir por muito tempo contra eles. A imagem de Fujita sendo finalizado por Monson retrata a derrota do maior evento de Vale-Tudo japonês.
Boa parte dos atletas do Pride migrou para o UFC em 2007. Dana White presidente do UFC, deu sua cartada final ao compra as estrelas do Pride, já que seu principal rival estava falido, o UFC passou ater domínio absoluto do Vale-Tudo.
A briga entre o UFC e Pride começou logo na inauguração do Pride, os dois eventos sempre disputavam para saber quem tinham os melhores lutadores e mais prestigio no MMA.
Quando o UFC comprou o Pride, ele prometeu dar continuidade ao evento, coisa que nunca aconteceu até ser decreto o fim do evento. 
Em 13 de novembro os antigos organizadores do Pride, criaram o DREAM, evento que é considerado um "renascimento" do Pride, mas que não chega aos pés do Pride se tratando de publico e prestigio.

                                Monson finalizando Fujita. Pride 34

 Fonte: - Terra Magazine, -Guga Noblat


Algumas dos lendas que lutaram no PRIDE FC: 

Fedor Emelianenko (Último campeão Peso-Pesado do Pride FC, Cãmpeão do Grand Prix 2004 Peso Pesado do Pride FC)

Antônio "Minotauro" Nogueira (Primeiro cãmpeão Peso Pesado do Pride FC)

Mirko "Cro-cop" Fiilipovic (Cãmpeão do Grand Prix 2006 Peso Absoluto do Pride FC)

Mark Coleman (Campeão do Grand Prix 2000 Peso Absoluto do Pride FC)

Wanderlei Silva (Primeiro campeão do Pride FC Peso Médio & Campeão Grand Prix 2003 Peso Médio, mais vitórias, lutas e Nocautes na História do Pride)

Maurcio "Shogun" Rua (Campeão do Grand Prix 2005 Peso Médio do Pride FC)

Quinton "Rampage" Jackson (Vice-Campeão do Grand Prix 2003 peso Médio do Pride FC)

Kazushi Sakuraba (Semi-finalista do Grand Prix 200 Peso Absoluto do Pride FC, Vice-Cãmpeão 2001 Peso Médio Pride FC) 

Royce Gracie (Campeão dos torneios 1, 2 e 4 do UFC)

Dan Henderson (Campeão do Grand Prix 2005 Peso Meio-Médio do Pride FC & Campeão do Grand Prix 2007 Peso médio do Pride FC)

Bons momentos do Pride:
           

Confira o melhor do Pride:
Parte 1.
Parte 2.

                                                                                                                                         (moderador bjj)



Nenhum comentário:

Postar um comentário