30 de mai. de 2012

Diferenças do Muay Thai e do Kickboxing:



   Muay Thai e Kickboxing, duas artes marciais de combate parecidas, muitos confundem e até falam que é a mesma coisa, bem, ambas as artes marciais tem lá suas semelhanças, mas também suas diferenças, tanto em cultura, regras, etc... Preparamos para vocês uma matéria com algumas, não todas, as diferenças entre o Muay Thai e o Kickboxing.

   Essa confusão vem geralmente das pessoas que veem o Kickboxing só com as regras do K-1, que é parecido com as do Muay Thai, só que com suas diferenças, claro.
   Os focos que um Kickboxer e um lutador de Muay Thai tem durante a luta são totalmente diferentes, como exemplo nas competições, os Kickboxers buscam pontos durante a luta com golpes certeiros, ou seja, quando o golpe pega em cheio, sem o bloqueio, desvio, ou esquiva do adversário, resumindo, ganha aquele que golpear mais ou conseguir um K.O (Nocaute), já os lutadores de Muay Thai buscam em um combate mais os golpes com cotovelos e joelhos, já que no Muay Thai ganha não aquele que mais bateu no oponente e sim aquele que acertou mais cotoveladas e joelhadas, por exemplo, se um lutador acerta 30 golpes de peito de pé e 25 golpes com o punho, só que apenas 2 cotoveladas e 5 joelhadas, enquanto o seu oponente apenas 5 golpes de peito de pé e 2 com o punho, só que 10 cotoveladas e 8 joelhadas, o que deferiu mais joelhadas e cotoveladas vencem o combate,   e além da pontuação, assim como no Kickboxing e muitas outras artes marciais, o lutador pode vencer por K.O.
   Quem conhece o Muay Thai sabe que durante as lutas tem a tradicional musica tailandesa, coisa que não se encontra no Kickboxing, e também o Ram Muay.
   No Kickboxing existe uma variedade de tipos de combates, utilizando a divisão de contato, são elas: Musical Form (aqui não exatamente um combate, os lutadores coreografam golpes de diferentes artes marciais em sequencia, com a utilização, ou não, de armas, ou seja, uma dança marcial), o Semi Contact (é um estilo mais amador, onde é permitido apenas golpes acima da cintura, e apenas chutes com a canela ou peito do pé, e o objetivo é pontuar com golpes leves) o Light Contact (uma divisão mais completa, onde se valoriza também a velocidade e mais técnica, ainda sem muito uso da força e com golpes acima da cintura, o vencedor é o conquistador do K.O ou quem aplicas mais golpes com uma técnica mais apurada) o Full Contact (é permitido quase todos os tipos de golpes, incluindo os socos, todos a cima da cintura) e o Low Kick (um dos, se não o estilo mais completo, só não é permitido os golpes a baixo do joelho, só que nas coxas, apenas chutes com a canela nas coxas internas e externas) e podemos citar também o antigo ‘Thai Kick’ que agora é mais conhecido como ‘K-1 Rule’.
   Estas podem ser consideradas uma das divisões de classes para o Kickboxing, claro, fora as divisões de peso, faixa, já no Muay Thai pode-se varias, já que na Tailândia não existe um sistema de graduação, apenas as divisões de amador e profissional, mas podemos citar, fora da Tailândia as divisões de categorias de peso (indo do mosca ligeiro até o super pesado), a graduação por faixa (é bem variada, já que na Tailândia não existe essa graduação, e na verdade é utilizada uma tarja no bíceps do lutador ao invés de uma faixa na cintura).
   Bem, as diferenças são muitas, caso queiram um post mais amplo é só enviarem pedidos para o e-mail do blog (guerreirotkd@bol.com.br) ou na nossa pagina do facebook.
(moderador tkd)

8 comentários:

  1. nun tem tudo mais ja ta bom assim
    pra min ta valendo
    diferenças sao diversas, quando vem augm pra me falar ha Muay Thai e a merma coisa de kickboxing. eu mandaria ler esse seu blog pra mostrar a ele q nun e bem assim
    ai vlw pelo esclarecimento
    Sawadee Krap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de artes marciais, vc deveria aprender um pouco se português também!

      Excluir
  2. Eu falava que era mesma coisa já não falo mas kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Meu esposo prática muay Boran e certa vez ele passou quase duas horas falando para um rapaz que teimava a diferença entre estilos detalhe o rapaz falava que era perito.sawadee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Bem. Nem todos os peritos, são peritos. Se é que me entende!?

      Excluir
  4. Meu esposo prática muay Boran e certa vez ele passou quase duas horas falando para um rapaz que teimava a diferença entre estilos detalhe o rapaz falava que era perito.sawadee

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o esclacerimento do amigo. Estou interessado em começar a praticar o kickboxing.

    ResponderExcluir