4 de mai. de 2012

Ordem e Significado das Faixas do Taekwondo:


 O sistema de graduação de graduação do Taekwondo é feita, como na maioria das artes marcias, através do sistema de faixas, e cada faixa tem seu significado e ordem indo dos GUBs (abaixo da faixa preta), contados do 10º ao 1º e DANs (após a faixa preta), contado do 1º até o 10º. Vamos comentar um pouco sobre a ordem e significado de cada faixa:


10º Gub: Faixa Branca
A semente - Pureza e a inocência

Representa-se a faixa branca com a semente pois é seu início no Taekwondo, onde o conhecimento começa a ser adquirido os primeiros conhecimentos e os primeiros princípios (o espírito do Taekwondo nesse caso).

9º e 8º Gub: Faixa Ponta Amarela e Amarela
A Terra, O Ouro - Riqueza

É representado pela terra pois é onde a planta finca suas raízes, assim como o taekwondista começa a se fixar na arte marcial, e o ouro que indica que o individuo tem que ser verdadeiro consigo mesmo e eliminar o egoísmo, e é onde ele começa seu desenvolvimento técnico e tático, e se aprofunda um pouco mais nos princípios, adquirido e conhecendo novos.

7º e 6º Gub: Faixa Ponta Verde e Verde
A Planta - Crescimento

Aqui a destreza do taekwondista começa a aparecer, ele se desenvolve fisicamente, mentalmente e espiritualmente, junto com o aprimoramento dos princípios aprendido. É a fase em quem o taekwondista expande seus conhecimentos, ele deve estar ciente sobre os Espíritos do Taekwondo.

5º e 4º Gub: Faixa Ponta Azul e Azul
O céu - Liberdade

É onde o taekwondista começa a amadurecer e se sente livre para utilizar seus conhecimentos raciocínio, criatividade e responsabilidade. É representado pelo céu pois é para onde a planta se dirige (crescimento, desenvolvimento).

3º e 2º Gub: Faixa Ponta Vermelha e Vermelha
O sol - Alerta

Nesta faixa o aluno e sua academia se tornam um, ou seja, o taekwondista acaba tomando mais responsabilidade lá dentro, assim como o sol é responsável pelo luz e vida no universo, sues conhecimentos e habilidades devem ser utilizados com consciência, ele deve ter a noção de como, quando, onde e as condições para utiliza-las, já que ele se torna uma parte da academia.

1º Gub e do 1º até o 10º Dan: Faixa Ponta preta (candidato) e Faixas Pretas
O Universo – Sabedoria e conhecimento

Ao chegar até aqui, o taekwondista tem sua maturidade reconhecida através do seu crescimento desde a faixa branca (intelecto e espírito). Neste estagio o taekwondista já adotou o Taekwondo como um estilo de vida com suas ações, conhecimentos e princípios, se entende que o Taekwondo não é apenas uma luta.

Espero que tenham entendido e gostado do post, se quiser mandar sugestões pode mandar no e-mail do blog: guerreirotkd@bol.com.br ou na nossa pagina do facebook
(moderador tkd)

25 comentários:

  1. Sou taekwondista, faixa azul ponta vermelha atualmente, e estava procurando as representações das faixas de maneira mais detalhada.
    Parabéns pelo blog. Ótimo conteúdo, ja está nos favoritos =]

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo elogio, sempre tentamos trazer matérias completas para nossos leitores, quando quiser algum post, é só pedir que atenderemos seu pedido ^^ (moderador tkd)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo também gostei do conteúdo vocês estão de parabéns tava prescisando para um trabalho escolar Obrigado. #Like Amo Taekwondo Sou takwondo Faixa verde.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bom! Sou faixa branca ainda, pois iniciei os treinos hoje 🌼👥

    ResponderExcluir
  5. Achei muito bom! Sou faixa branca ainda, pois iniciei os treinos hoje 🌼👥

    ResponderExcluir
  6. Ué, sou faixa laranja, cade minha faixa ai? como que funciona isso? tem outras modalidades dentro do tkd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom se vc é faixa laranja isso significa que vc nao treina TKD.

      Excluir
    2. algumas federações não utilizam as "pontas", ao invés disso usam cores inteiras, provavelmente seria como se você fosse um ponta verde.

      Excluir
    3. algumas federações não utilizam a faixa laranja, na minha federação eles usam, por tanto q treino a 6 anos e sou faixa vermelha, poderia estar na faixa preta mas é caro e n tenho dinheiro

      Excluir
    4. Na minha academia utilizamos a faixa laranja, ela substitui a faixa ponta amarela. Meu mestre disse que é por questões de marketing, pois a cor laranja chama mais a atenção do novo aluno que acabou de trocar de faixa pela primeira vez do que uma ponta amarela. Isso deixa os mais novos com mais vontade de prosseguir com os treinos.

      Excluir
    5. Acho que sua faixa e amarela veio laranja já dá imprensa mais vc deve ser faixa amarela pq no taekwondo não tem faixa laranja

      Excluir
    6. Tem sim faixa laranja eu já fui faixa laranja

      Excluir
  7. quanto tempo leva um uma pessoa chegar a 1 faixa preta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai depende da dedicação de cada um , pois pra chegar a preta vc terá q saber todas as faixa anteriores ( ou quase todas ) .

      Excluir
    2. bom eu treino a uns 9 anos sou faixa preta pela CBTI.
      bom cara vai de seu esforço e dedicação, e fala pra vc faixa não é só pra amarar na cintura mas pelo seu nível de conhecimento. Kiunhê.

      Excluir
    3. bom eu treino a uns 9 anos sou faixa preta pela CBTI.
      bom cara vai de seu esforço e dedicação, e fala pra vc faixa não é só pra amarar na cintura mas pelo seu nível de conhecimento. Kiunhê.

      Excluir
    4. Depende da dedicação pra e precisa saber todos punce como tecu quilijam sachu dirig etc...

      Excluir
  8. Para chegar no primeiro Dan, vai em média 5 anos... Eu treino a 10 anos, peguei a faixa preta no começo desse ano mas quando comecei não havia exames com tanta frequência... Hoje são em média 2 por ano...

    ResponderExcluir
  9. Imagine se existisse um faixa colorida, seria LENDÁRIA!!!

    ResponderExcluir
  10. Sou faixa preta e gostei muito dese site explicação muito boa prós faixas brancas não desista dese esporte maravilhoso

    ResponderExcluir
  11. sou faixa vermelha a muito tempo , voltei a treinar Estou me reciclando Gostei

    ResponderExcluir
  12. Sou faixa amarela ponta verde achei o conteúdo mt bom vou vir sempre

    ResponderExcluir