12 de set. de 2012

Boxe vs MMA


"MMA, o esporte que matou o boxe". Essa já é uma frase bem conhecida pelos amantes das artes marciais, e também  não é mais um assunto recente, mas vamos entender como e quando, o MMA começou a "dominar o mundo".
   O boxe teve seu auge entre 1940  a 1960 nos anos em que aturam grandes lutadores como Rocky Marciano e Muhammad Ali, mas o boxe se manteve bem até os anos 2000 quando começou a decair, acredito que pela falta de grandes nomes no boxe. E uns dos últimos grandes nomes do boxe foram Michael Tyson e Evander Holyfield.
   A partir do ano de 2000 foi o ano em que o MMA disparou, e começou a tomar o lugar do boxe na mídia, e vieram as novas lendas como Randy Couture, Royce Gracie, entre muitos outros.

Graças a essa grande queda do boxe, uma tentativa para diminuir a popularidade do MMA e ressuscitar o boxe era ataca o MMA com argumentos do tipo, o esportes é muito violente, que MMA não é um esporte, e que era desleal bater em um oponente no chão, e por ai vai. Mas essa acusações não abalaram o MMA que se manteve firme e forte.
   Mas se puxar o histórico do boxe vai ver que ela no seu inicio tinha lutas que iam até um dos atletas não aguentarem mais em pé, isso antes das regras de Marquês de Queensberry. Assim como o MMA em seu inicio, era muito desregrado valendo praticamente tudo ai veio o famigerado nome Vale-tudo, que não é mais utilizado pois não vale tundo dentro do cage, há regras bem claras para proteger o atleta assim como em qualquer arte marcial.
   Atualmente o cargo chefe do MMA é o UFC que reúne os melhores lutadores no mundo em grandes eventos que tem muita visibilidade e que geram muito dinheiro. Mas um fato Interessante é que mesmo no auge o MMA  não consegue arrecadar mais dinheiro que o boxe, mesmo estando em baixa popularidade.
   Uma resposta a essa estatísticas veio de Dana White presidente do UFC e um grande fã de boxe, segundo ele o MMA cresceu tanto por permiti que o lutador explora vários artes marciais diferentes, e que no UFC muitos lutadores ganham dinheiro, e no boxe apenas dois ganham dinheiro enquanto os outros não ganham nada.
   Então pessoal não olhem com desdenho para o MMA ele é um esporte assim como o boxe também é, e você fã de MMA de uma chance para o boxe e vera que ele é uma grande arte que exige muita habilidade do praticante, assim como MMA.
(moderador bjj)


Nenhum comentário:

Postar um comentário