17 de set. de 2012

Eficiência? Superioridade?

   
Uma coisa comum entre as pessoas que não praticam, e em algumas que praticam artes marciais é a antiga historinha "Tal luta é superior a tal" ou "Tal luta é a melhor", este pensamento é muito comum, mas é uma ideia errada, não existem artes marciais que são superiores a outras, o que diferencia é o ponto forte e seus praticantes.

   Esta ideia de superioridade, muitas vezes vinda de pessoas que não tem a minima experiencia em nenhuma arte, vem de lutas entre diferentes artes (Taekwondo x Capoeira, Karate x Kung Fu, Muay Thai vc Kickboxing, etc...), mas como em todas as lutas, o resultado depende de cada lutador, do esforço, desempenho, resistência, experiencia e por ai vai, como nos videos a baixo:


   Ambos os videos são de um encontro de artes marciais, o Taekwondo contra o Muay Thai, e em ambos os videos podemos ver que o desempenho dos lutadores foram diferentes.
   Mas é evidente que toda arte marcial tem seu ponto forte, a coisa que a faz ser superior que outra em determinada situação ou local. O Jiu-Jitsu domina o chão, tanto o brasileiro quanto o japonês, os chutes do Taekwondo, o gingado com jogo de técnicas da Capoeira, a eficiência do Krav Maga em situações de risco, a dureza e resistência do Muay Thai, a forma de auto-defesa que o aikido tem sem precisar disparar um soco, entre outras qualidades das mais diversas artes marciais as fazem unicas e agradam a diversos gostos.
   O nível e a qualidade do estilo de luta depende unicamente de cada lutador, podendo ser difícil saber quem ira vencer uma luta onde cada um tem seu próprio estilo, mas esta é a graça em se torcer, vibrar e observar atentamente cada um em uma luta, a tensão de se perguntar "quem ira vencer?", mas é claro que cada um tem sua preferencia, mas para que brigar discutindo quem é superior a quem? não vamos transformar as artes marciais em um assunto que leve a discussões ou brigas.
(moderador tkd)

Nenhum comentário:

Postar um comentário